sexta-feira, 1 de junho de 2012

DESCASO COM HISTÓRIA DO CINEMA EM CAMPO GRANDE



 O Cine Acapulco, situado na Rua 26 de agosto, marcou época em Campo Grande. De propriedade do ex Deputado Bernardo Elias Lahdo, conseguiu sobreviver por alguns anos à demolição reinante dos prédios históricos, e ainda possuía os equipamentos e mobiliário originais, tais como: os projetores de filmes, o gerador, as poltronas e várias latas contendo os rolos de filmes antigos quando um incêndio ocorrido em 2000 destruiu quase todo o cinema, restando apenas sua estrutura e alguns equipamentos queimados.
Foram destruídos também no incêndio, vários filmes produzidos nas décadas de 40 e 50, pelos irmãos Bernardo Elias e Abud Lahdo. Atualmente o prédio encontra-se abandonado, um descaso com a cultura e a historia.
Quem passa pelo local tem a impressão que o prédio vai desabar a qualquer momento, levando junto uma arquitetura que conta a historia do cinema em MS. É impressionante o descaso dos nossos Administradores Públicos com a poluição visual que tal prédio produz em pleno centro da capital do Mato Grosso do Sul.
O que impede a prefeitura de desapropriar o imóvel e decretar Patrimônio Histórico Cultural? Campo Grande cresce pelas beiradas, mas o centro esta esquecido, basta conferir bem próximo ao Cine Acapulco ou na Avenida Calógeras vários outros prédios antigos que merecem uma atenção especial, pois são de uma época de tranquilidade no qual as pessoas iam ao cinema para assistirem Superman e Tarzan.

Passando pela antiga estação rodoviária, lembrei que no segundo piso funcionavam dois cinemas, o Plaza e o Cine Center, esse ultimo só passava filme pornô e as longas filas desciam as escadarias do Cine Plaza o mais luxuoso dessa época.

Poucos comerciantes ainda estão no prédio da antiga estação rodoviária, que foi sem duvida o primeiro shopping de Campo Grande e atualmente esta quase abandonada. E assim a nossa historia vai sendo contada, ou decepada da mesma forma que foi à retirada dos Trilhos do “centrão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário