segunda-feira, 29 de abril de 2013

CONCURSO DE POESIA ESCOTEIRA




Campo Grande (MS) - A iniciativa de promover o “1º Concurso de Poesia Escoteira do Grupo Mário Dilson”, foi em virtude de ter na Poesia um dos canais de expressão das lembranças vividas nos acampamentos, excursões, cursos e diversas atividades do Movimento Escoteiro. Dessa forma, buscamos com o concurso, desenvolver o hábito da poesia entre os membros juvenis, reconhecendo-o como forma de linguagem na qual se expressa emoções como: alegria, tristeza, felicidade, amizade, entre outras, possibilitando a socialização das produções poéticas dos jovens e da chefia, fomentando esse tipo de manifestação artística no Movimento Escoteiro.
Através do concurso oferecemos aos membros juvenis a oportunidade de cumprir uma etapa da especialidade de Literatura que consiste em "Participar de um concurso de expressão literária" e conquistar uma competência da dimensão intelectual no Ramo Sênior, na qual o jovem deve expor suas criações artísticas.Nesse sentido, o concurso foi aberto à participação dos Ramos Escoteiro (11-14anos), Sênior (15-17anos) e Pioneiro (18-21anos), bem como aos adultos chefes das seções. 

Importante salientar a Associação Internacional dos Poetas Del Mundo, através da Presidente Delasnieve Daspet, Poeta que também fez parte dos avaliadores deste concurso ao lado do Poeta Guimarães Rocha e Ruberval Cunha e parceira em outros eventos, como o que vai acontecer no dia 11 de maio na Praça dos Imigrantes, onde será realizado um Sarau e será montado a arvore da poesia.

 Abrilhantou o evento o Grupo de Dança Sênior Luzes, sob a orientação das professoras Meire Capellini e Célia Cordeiro, com apresentação da Dança Sarandi: dança tradicional de MS. 

O Lobinho Gabriel Sandri Fischer, do Grupo Escoteiro Padre Heitor Castoldi, que participou do Rodeio Artísitico do CTG de Ponta Porã classificando em 2 lugar na declamação de poesia do estado de MS, declamou uma poesia, levantando os aplausos do auditório que estava lotado.

 O sucesso do concurso deve-se aos grandes parceiros:  Loja Maçônica Pharol do Sul, Financial Imobiliária, Viação São Francisco, Padrinhos de Luz; ao Vereador Chiquinho Teles, à Deslaniev Daspet,  Polícia Militar de Mato grosso do Sul e especialmente neste evento, aos Administradores da Fazenda Piana, Serra Verde Express, administradora do Trem do pantanal e à Prefeitura Municipal de Campo Grande.

 Esses são os ganhadores do 1º Concurso de Poesia Escoteira do Grupo Mário Dilson:

5º Lugar, com a poesia No acampamento...o que é o escoteiro?  - Rafael de Almeida Carvalho – 3º MS.

4º Lugar, com a poesia Vivenciando um Momento – a poetisa: Ana Ivanildes - 3º MS.

A premiação do 3º Lugar um City tour pela cidade de Campo Grande no ônibus panorâmico, para o autor da poesia Eu sou Escotista – o Poeta Fabyan Henrique Parreira Vasques – 3º MS.


A premiação do 2º Lugar um Day use para o vencedor e acompanhante na Fazenda Piana, poesia Canção Pioneira – o Poeta Clementino Brites – 3º MS.

O 1º Lugar vai fazer uma viagem no Trem do Pantanal com direito a um acompanhante, autor da poesia: Linda Flor-de-lis – Poeta Pedro Gomes – 30º MS, fez uma belíssima apresentação.

 Para o ano que vem, o concurso terá novidades: Haverá 6 categorias sendo, Lobinhos, Escoteiros, Sêniores, Pioneiros, Chefes e Grupo que mais fizer inscrições.

3 comentários:

  1. Muito bom! Não pude comparecer, mas sei como esse projeto é sério e colhe bons frutos. Parabéns meu amigo Sargento Di Freitas.

    ResponderExcluir
  2. Grande....Parabéns. pelo evento....

    ResponderExcluir