domingo, 15 de julho de 2012

MUTECO NO LIXÃO DE CAMPO GRANDE


Campo Grande (MS) - Os Grupos Escoteiros Mário Dilson e Pe Heitor Castoldi desenvolveram o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, discutindo a problemática do Lixão de Campo Grande. Serão duas etapas. A 1ª foi uma visita técnica ao Lixão, no dia 14/07, com o objetivo dos jovens visualizarem o montante de lixo produzido pela cidade e também entrevistar as pessoas que vivem dele. 
 O segundo momento será no CEA Polonês onde socializarão as pesquisas e conhecerão a Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande. Lá serão desenvolvidos jogos, gincanas e elaboração de materiais com pets e outros recicláveis.

 Considerando que um dos princípios estabelecidos na Promessa Escoteira é o dever para com Deus e o próximo no sentido de “participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio-ambiente” (UEB, Escotistas em ação, 2010, p. 18), entendemos que a problemática dos lixões em Campo Grande é uma questão a ser desenvolvida nas atividades escoteiras de diversas formas. 

Nesse sentido e motivados pela tragédia ocorrida no dia 28/12/2011, com o menino Maykon Correia de Andrade, elaboramos esse Programa de MUTECO ser executado e fomentado pelas Unidades Escoteiras Locais, se assim desejarem. Realizamos a visita técnica ao Lixão de Campo Grande e percebemos a surpresa dos jovens ao entrevistarem pessoas que vivem dessa cadeia produtiva, e descobrirem que poucas querem deixar essa vida. Isso porque, segundo os próprios catadores entrevistados, a renda deles é bem superior ao que as pessoas imaginam.

 Um dos entrevistados, afirma que desde que começou a trabalhar no Lixão, já mobiliou sua casa e agora paga um curso superior para sua esposa. Os escoteiros também puderam perceber de perto as obras do aterro sanitário que está sendo concluído e como será seu funcionamento. Recebem informações in loco, sobre um aterro sanitário ideal e seu benefício ecológico no processo de tratamento dos resíduos sólidos. 

Com isso, se conscientizaram que o melhor e menos prejudicial para nosso ambiente é a reciclagem, visto que as fontes de recursos são finitas.  Já quase no retorno, encontraram e conversaram com o Everton, amigo do Maikon, vitima do acidente fatal no ano passado no Lixão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário